Cias de Ribeirão Preto - Mapeando...

**** EM CONSTRUÇÃO ****


Local dedicado ao mapeamento das Cias de Dança de Ribeirão Preto.
E ae!? Quer ver sua Cia ou Grupo de Dança aqui?
Escreva pra gente!

Envie um breve texto explicativo e uma foto ou logo da Cia para 
mayra-zanetti@hotmail.com



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




O grupo Alquimia foi criado em  outubro de 2003 com a finalidade de dar oportunidade cultural e artística, especialmente em apresentações em eventos diversos, para jovens que de alguma forma participavam da oficina do projeto de Dança de Rua, coordenado por Alexandre Snoop e ministrado em diversas escolas estaduais da cidade. A ideia do monitor de dança André Miranda era quebrar rótulos que de alguma forma as pessoas impunham na modalidade, quase sempre associada à força masculina. Essa foi uma das razões pela qual optou-se formar um grupo apenas de moças. Daí o nome, uma vez  que Alquimia significa a ciência da transformação, com enfoque na valorização de uma personalidade apostando na diferença. 
Atualmente, a equipe mergulha na reformulação do espetáculo PESADELO, que estreou em 2012 com duração de 30 minutos, um desafio que há anos o grupo almejava elaborar: a passagem de grupo para Cia. Mesmo se tratando de uma equipe essencialmente de danças urbanas, o objetivo é buscar a versatilidade das bailarinas, introduzindo elementos corporais de outras danças como ballet e contemporaneo, através de alguns laboratórios que as integrantes possuem durante o ano com profissionais específicos das áreas, inclusive do teatro.
Na bagagem, o grupo conta com os seguintes trabalhos coreográficos: FRAGMENTOS (2004), INTUIÇÃO (2005), SEXO FRÁGIL (2007), LADIES - FEMINILIDADE URBANA (2008), MEDLEY (2009), ELAS POR ELAS (2010), O INERTE (2011) e o espetáculo PESADELO (2012). 
Além da reformulação do espetáculo, a equipe também trabalha em nova coreografia denominada COLATERAL, além de um trabalho especial em comemoração dos 10 anos da equipe, algo raro na modalidade dentro da cidade.
           No elenco: Andresa Tsuji, Angela Tamara, Áquila Noely, Camila Monteiro, Gláucia Tamiris, Jéssica Cardoso Zambroni, Leticia Sangali, Mirella Manzan, Natália Figueiredo, Selma Nunes e Tatiane Aparecido. 
Contatos: andremrdrrp@yahoo.com.br 
 André Miranda: (16) 9144-9122 / 8207-3180.

Fonte: André Miranda



------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Cia. de Sapateado Pé na Tábua foi criada no início de 2008 e idealizada por Renata Defina, após regressar de uma temporada como sapateadora da “BAM! Ensemble”, de Chicago (EUA); teve por objetivo unir professores e coreógrafos de diferentes escolas de dança dispostos a deixar o universo competitivo para dar espaço ao universo criativo. A cia. se apresenta em teatros, eventos culturais, praças, parques e até bares e festas, usando o binômio dança-música para levar o sapateado brasileiro a diversos públicos.
Em seu repertório a Cia. possui as produções:
- "CAMINHOS RITMADOS" (2008) – Marco de estreia da Cia – o espetáculo contou a história do sapateado desde sua origem. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Si7rPGzh8e8
- “TUDO é SOM” (2010 e 2009) – Esteve em temporada pelo Circuito Cultural Paulista e Virada Cultural Paulista. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Si7rPGzh8e8
- "IMPROVISO, LOGO EXISTO" (2011) – Espetáculo que uniu improvisos de sapateado à música ao vivo, com Fred Sun Walk e Camila Zambianchi. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hsJmVGpnMBM
- "URBANO - Sapateado na Rua" (2012) – Espetáculo inteiramente idealizado para ser apresentado na rua, em parques, praças públicos e centros de convivência. Premiado pelo Programa de Incentivo Cultural (PIC) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em vias de captação no PROAC-ICMS. Assista ao vídeo: http://youtu.be/8QGMbUCaIgI

Ficha Técnica:
Elenco: Francine Lamas, Laura Costacurta, Gisele Silva, Raquel Martins, Renata Defina e Ticiana Junqueira.
Músico percussionista e ator: Lucas Santarosa
Projeção Audiovisual: Gabriel Mendeleh
Figurinos: Maro Bosi
Produção Executiva: Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte
Registro/Cobertura (fotos, vídeos, teaser): Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte
Direção Artística: Renata Defina
Contato: cia.penatabua@gmail.com / Renata Defina: (16) 91093626 / 81336465


Fonte: Renata Defina.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Carta de Apresentação


 Desde outubro de 2006  Ribeirão Preto tem uma ong cujo objetivo é , através da dança, proporcionar vida digna e dar melhores oportunidades de trabalho à jovens sem recursos mas ricos em talento e força de vontade .

Estamos falando da ong  FINAC,  que foi estruturada e é sucessora do Balé Renata Celidonio, fundado em 1978.

A FINAC - Finoca Almeida Cunha é uma ong sem fins lucrativos e com intensa preocupação cultural e social, dirigida por Renata Celidonio.

O nome é uma homenagem à avó de Renata, Finoca  Almeida Cunha, que fez da descoberta e do incentivo a jovens artistas o trabalho de toda uma vida. A cor vermelha na letra  “ i  ”  do nosso logotipo , explica Renata, é para dar ênfase  à  inclusão social.

A FINAC  pretende alcançar duas metas . A primeira  é através de trabalho diário, descobrir novos talentos e levar ao mercado de trabalho profissionais de primeiro nível. A segunda é levar a dança à novos espaços como escolas municipais , estaduais e praças públicas,  priorizando a participação da comunidade.

Para alcançar essas finalidades  a FINAC conta com o inestimável apoio de um grupo de  PATRONOS que demonstram rara compreensão das necessidades sociais de nosso país: Carlos Alberto Rodrigues Guilherme, Cecília Helena Ribeiro Pinto Moreira, Lázaro de Mello Brandão, Milla Baracchini ,  Saulo Ramos ,   Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão,

Apoio: Cultura Inglesa,  Micca – Fitness e Natação, Padaria Pães e Doces, Stream  Hotelaria e Gastronomia.

CONTATO:

Av. Jerônimo Gonçalves, 190 (Estúdios Kaiser de cinema)
Fone: (16) 3623-3504 / fax: (16) 3623-0040
email: finac.finoca@terra.com.br


FONTE: RENATA CELIDÔNIO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------






Sobre a Companhia:

A Equilíbrio Companhia de Dança foi criada em 2008 por Silvana Conti e tem propósito de unir a arte e filosofia de vida. Desenvolvemos trabalhos com propostas diferenciadas, que vão desde: escolha musical a temas; escolha de tecidos, material cênico e cenário que preze pelo meio ambiente e valorize a sustentabilidade do planeta. Tentando não estar alheio ao que acontece com o mundo.
Além disto a Equilíbrio foge do mercado competitivo de festivais de dança e busca abrir novos espaços.
Queremos proporcionar ao público mensagens que os façam refletir, sejam elas para agradar ou incomodar.

Visite nosso Blog – fotos / vídeos e muito mais.




Contato:


Av. Caramuru Nº 3556, Jd. República. Ribeirão Preto – SP

(16) 9719-6971 (16) 3024-7266

facebook.com/EquilibrioCia

twitter.com/EquilibrioCia                                                       

libri.sil@hotmail.com 
equilibrio.ciadedanca@hotmail.com

www.equilibriociadedanca.blogspot.com
FONTE: SILVANA CONTI

4 comentários:

  1. 1 vez finac sempre finac, sou finac de coração!

    ResponderExcluir
  2. 1 vez finac, sempre finac, sou finac de coração!2

    ResponderExcluir
  3. As informações da finac estão desatualizadas... agora é na Avenida Jerônimo Gonçalves 190, nos estúdios Kaiser de cinema

    ResponderExcluir