II MuDança Reunião - 16/03/2012

II Reunião
Dia 16.03.2012
Espaço do Coletivo Fuligem


Segue abaixo a ata da última dança reunião e também a Carta aberta à População ribeirão-pretana sobre a ameaça do Governo Municipal à verdadeira Democracia Participativa.

Por favor, leiam atenciosamente.

Pés à obra!

Renata e Isabella 


Ata – Segunda Dança Reunião
Data: 16/03/2012,
Horário: às 19:30h
Local: Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte

Assuntos Discutidos
1) Carta aberta à população ribeirão-pretana sobre a ameaça do Governo Municipal à verdadeira Democracia Participativa (Foi lida durante a reunião. Segue em anexo).
2) Mudança na Praça 7 de setembro no dia 04/03 (feedback: horário / quantidade de dançarinos / próxima data / sempre no primeiro domingo do mês? Primeiro domingo de abril é Páscoa, podemos esperar e fazer a Jam na Ação Multicultural do Movimento Pró-arena, onde será celebrada a abertura da licitação para reforma do teatro de arena. Abril: data provável – dia 22/04.
3) Retorno DR – sugestões (ver ata 2).
4) Para ano que vem: troféu? Competitividade?
5) Envio de materiais pro Blog (só a Renata Celidonio enviou o material da FINAC) e poucas pessoas marcaram o Mudança no face em divulgações. Precisamos movimentar mais pela internet.
Blog: http://www.mudancaribeirao.blogspot.com
“Mudança Ribeirão” no facebook: http://www.facebook.com/messages/?action=read&tid=id.359359457436990#!/profile.php?id=100003594499408.
6) Sugestão para o blog: onde está “algum bailarino ribeirãopretano”? Pode ser algum professor da geração anterior, ou dançarino profissional que está fora do país ou em outra cidade, em cias. nacionais ou internacionais... mas que nasceu em Ribeirão.
7) Resposta da Adriana Silva sobre o movimento Mudança
“Renata,
Desde de 2009 trabalhamos com a proposta de formalizar a Secretaria da Cultura para fomentadora e as entidades e artistas como realizadores. Alguns projetos já tivemos êxito. A Folia de Reis, por exemplo, hoje é realizada por uma Associação de Cultura Popular, O Tanabata já vinha sendo realizado pelas associações japonesas, A Caminhada do Calvário pela primeira fez será feita por uma associação de cultura e assim desejamos que todos os nossos projetos tenha um agente da sociedade e que a Cultura caiba repassar recursos, facilitar, articular, intermediar... Desta fora, vejo muito positivamente esta aproximação de vocês na organização do Dança Ribeirão e torço para que o ano que vem todos possam ocupar seus devidos lugares.
Obrigada. Há tempos esperávamos uma manifestação da Dança nesta escala.
Adriana”
8) Feira do Livro desse ano – não abriu edital de dança, apenas música e teatro. Alguém tem interesse? Alguém tem trabalho pronto pra inscrever relacionado aos homenageados da Feira este ano? Alguém quer tentar se inscrever mesmo que não tenha trabalho relacionado aos homenageados? Sugestão: Parque Maurílio Biagi.
9) Programação do aniversário da cidade - 156 anos. Já está disponível o formulário no site da prefeitura (clicar em cultura). Vamos inscrever as Cias. locais. A dança está inserida no formulário. Pés a obra!

Ata 2 – Retorno da Comissão de Aproximação do DR
- Microfones para o Sapateado. Sugestão de 6 microfones de captação de superfície, PZM modelo PRA 428, marca superlux.
- Falta enviar o mapa de luz.
- Revista de Joinville como modelo – ok - enviada.
- Jurado específico da área terá peso 2 na sua nota.
- Cecília Kerche virá abrir a Noite de Gala este ano.
- Verba do Dança Ribeirão: 70 mil reais. Para ser como ano passado, precisa de 81 mil. Busca de Patrocínio. A proposta será enviada ao mailing para que tentemos ajudar.
- Os jurados irão assistir a noite competitiva gravando em áudio, cada um a sua crítica. Os grupos/escolas podem retirar o CD com a crítica dos jurados no dia seguinte. A mesa de bate-papo do dia seguinte será realizada de modo mais generalizado sobre a noite da apresentação anterior.
- Proponente ProaC – ano que vem: Como organizar a comissão e esse proponente?
- Como diminuir o orçamento do Dança Ribeirão? O aluguel do Pedro II é altíssimo. Esse custo poderia ser excluído, se houvesse apoio da Prefeitura.
- Troféu (para ano que vem), vamos abandonar essa ideia? O gasto para confecção é alto (cerca de 8 mil). Pra esse ano já está no regulamento, não pode mudar. Vão apenas melhorar o orçamento.
- Seletiva transmitida ao vivo pela internet: 13 a 16 de abril. 12 horas de por dia. 1 câmera para jurados, 1 mic. som ambiente. Pequeno intervalo de almoço, uma pessoa fica lá de manhã e outra fica lá à tarde. Enviar orçamento do Coletivo Fuligem.
- Foram sugeridas as seguintes lojas e artigos de dança:
Só Dança – www.sodanca.com / Tel.(18) 3528 9900
Capézio do Brasil – www.capezio.com.br / Tel. (11) 2272 9677
Ballare Tricot – www.ballare.com.br / Tel. (54) 3268 1385
Bijou Ballet – www. bijouballet.com / Tel. (11) 3854 9654
D de Dança – www.dddanca.com.br / Tel. (19) 3234 9539
GG Vídeo Produções- www.ggvideo.com.br / Tel. (11) 9050 4082
Ponta Firme- www.pontafirme.com.br / Tel. (11) 5083 0847
Do Dance Brasil – www.dodance.com.br / Tel. (31)3272 5980
Rosana do Dança Maria de Vinhedo. DANÇA MARIA - CONTATO: ROSANA -  http://www.facebook.com/danca.maria  /  http://dancamaria.com.br/ 
- Foi enviado também o contato da SPCD - São Paulo Cia. de Dança: (11) 3224-1389 - Marcela Benvegnu. Eles tem um projeto que chama: "Atividades educativas para formação de plateia", que inclui: palestra/debate, espetáculo e oficina.

Encaminhamentos:
- Data da Próxima “Mudança”, junto com Pró-arena. Data provável: 22 de abril
- Próximas Mudanças (uma vez por mês): tentar realização no Parque Maurílio Biagi, às 18h.
- Calendário anual da dança: estão abertos editais da Feira do Livro e da Programação do Aniversário da cidade. Vamos inscrever Cias. locais!!!!
- Comissão de Aproximação do DR: marcar com a Prefeita ainda essa semana para discutir sobre a entrada gratuita aos bailarinos nas noites do Dança Ribeirão e o aluguel do Pedro II para este evento.
- A maioria presente na reunião afirmou que troféus não são importantes. Devem ter o custo barateado ainda este ano.
- Escolas de Dança: favor colocar o link do blog “Mudança Ribeirão” em seus sites, para promover o acesso de alunos de dança e de mais pessoas interessadas. O link é: http://www.mudancaribeirao.blogspot.com
- A classe declarou apoio ao evento “SEXTA DA DANÇA”: CICLO DE FILMES. O primeiro filme será transmitido no dia 13 de abril, às 19h na Oficina Candido Portinari. Aguardamos a divulgação oficial por email.
- Data da próxima reunião presencial com a classe: 27/04, sexta feira, às 20:30h, na sede do Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte.





Carta aberta à Ribeirão Preto sobre a ameaça do Governo Municipal à verdadeira Democracia Participativa
Independentemente de nossas opções partidárias ou eleitorais, todos nós temos acompanhado as ações do governo Darcy Vera para desarticular e/ou controlar diretamente os diversos Conselhos de defesa de Direitos de nossa cidade. Para que a gravidade da questão fique clara para todos, é preciso lembrar que os Conselhos são uma conquista constitucional da sociedade civil que, após a ditadura militar, desenvolveu mecanismos para que os governos fossem equilibrados e tivessem que definir as políticas públicas abertamente e em conjunto com a população!
Quando estruturados de forma adequada, são os conselhos de Moradia, Meio Ambiente, Educação, Patrimônio histórico, Arquitetura e Urbanismo, Criança e Adolescente, Juventude, Cultura e outros, que colaboram para que governantes não cometam excessos, ou para que não desprezem as demandas e necessidades legítimas dos cidadãos e cidadãs, impedindo que as decisões se voltem para interesses corporativos, pessoais ou partidários, por exemplo. Por isso, os Conselhos precisam ser formados por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade e também do governo, a fim de garantir deliberações éticas, equilibradas e harmônicas que considerem e respeitem a diversidade e a complexidade de cada questão em pauta.
            Mas governos centralizadores e inseguros não gostam dos Conselhos democráticos e tentam burlar a Constituição Federal, usando diversas manobras, tais como: a tomada da presidência e dos cargos de diretoria para o governo, reduzindo o poder de voto da sociedade civil; o aparelhamento das cadeiras governamentais por funcionários públicos distantes do poder de decisão e que, por isso, votam sem refletir, apenas obedecendo ordens de seus superiores; as alterações dos Regimentos e Leis dos Conselhos na calada da noite, sem aprovação de todos os seus membros; a eleição de membros da sociedade civil compromissados com o governo e, portanto, desleais a seus propósitos; ou a criação de Conselhos pró forma, com disparidade na quantidade de representações governamentais e da sociedade civil, entre outras artimanhas.
            Em nossa cidade, esse tipo de ações já ocorreu antes, mas nunca com tanta agressividade como neste último governo! O primeiro golpe veio contra o Conselho Municipal do Meio Ambiente que, em 2009, teve sua presidência tomada pelo Secretário Municipal e os ambientalistas enfraquecidos. No mesmo ano, ocorreu praticamente o mesmo com o Conselho de direitos da Criança e do Adolescente, cujos acordos históricos entre governo e sociedade foram simplesmente “tratorados”. Em 2010, houve a criação do Conselho LGBT, já sob a presidência do governo e com imenso desequilíbrio com relação à sociedade civil.  O conselho de Juventude se encontra aos cacos e, por aí, vamos.
            Agora, a voracidade ditatorial do governo Darcy Vera voltou-se contra o Conselho Municipal da Cultura. Esse Conselho é responsável direto pela democratização das políticas culturais no município nos últimos anos, graças ao poder que teve de deliberar e decidir as prioridades e a aplicação do orçamento da cultura em Ribeirão Preto.
            Acontece que, no final de 2011, vencido o último mandato, foi realizada a eleição dos novos representantes da sociedade civil como mandava o regimento interno, de forma aberta, inovadora e democrática. No entanto, um grupo de oponentes derrotados e descontentes, questionou a eleição e entrou com recurso junto à Secretaria Municipal de Cultura que o encaminhou a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.
            Depois de consultada, essa última secretaria manifestou-se no sentido de que, sendo uma eleição de representantes da sociedade civil, não caberia ao Poder Público tomar algum posicionamento. Diante disso e de forma imprópria e indevida, a Secretaria Municipal de Cultura encaminhou o recurso ao Ministério Público, que até o momento não se manifestou.
            Entendemos que um recurso encaminhado ao Ministério Público não impede o andamento normal do processo de posse dos novos conselheiros e sua publicação no Diário Oficial do município. Até o momento, a prefeita se recusa a dar posse aos conselheiros eleitos e o que seria apenas um embate natural entre vencedores e vencidos descontentes, tornou-se oportunamente uma situação perversa em que o Conselho Municipal de Cultura foi congelado!
            Enquanto isso, sem dar posse aos novos Conselheiros e sem manter ativo o grupo anterior, o governo Darcy Vera aproveita para tomar uma série de decisões sem acatar a sociedade civil como manda a Constituição Federal.
            Nesse contexto, uma ameaça gravíssima é o envio direto à Câmara de uma proposta de mudança da Lei do Conselho de Cultura para retirar dele sua condição deliberativa, ou seja, seu poder de decisão! Sem deliberar, um Conselho é apenas um espaço de debates e não poderá mais interferir diretamente nos desmandos da Prefeita ou de seus Secretários, deixando a cidade parcialmente desprotegida.
            Outro encaminhamento problemático é a transferência da Secretaria Municipal de Turismo para o Centro Cultural Palace que deveria, segundo deliberações anteriores do Conselho de Cultura, ser apenas e justamente um centro cultural, não um prédio burocrático.
            Não havendo condições de manutenção da representação anterior do Conselho de Cultura e enquanto aguardamos o posicionamento do Ministério Público, exigimos a posse imediata dos novos Conselheiros eleitos da Sociedade Civil, para que se ponha fim ao engessamento e à instabilidade instaurados pelas manobras do governo Dárcy Vera.
            Enquanto isso, nos manteremos atentos para evitar que o poder público de Ribeirão Preto continue a subtrair da sociedade civil o direito e o poder de acompanhar e direcionar as ações do seu governo para o bem comum da população.
Ribeirão Preto, 15 de março de 2012.

Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT
Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil
Centro Cultural Orunmilà
Cia Teatral Ainda Sem Nome
Cia Teatral Boccaccione
Cia. de Sapateado Pé na Tábua
Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte
Grêmio Recreativo, Social, Cultural, Esportivo Escola de Samba Tradição do Ipiranga
ONG Vivacidade
Projeto Sala de Teatro
Ponto de Cultura Casa das Artes
Ponto de Cultura Ilé Edè Dudu
Sibipiruna – Pontão de Cultura de Ribeirão Preto
União das Entidades Carnavalescas de Ribeirão Preto e Região
Adria Maria Bezerra e Marley Barros – eleitas para cadeira de Carnaval
Flávio G. Racy e Nathalia F. Silva – eleitos para cadeira de Teatro
Cleber S. dos Santos e Tiago C. Alves – eleitos para cadeira deAssociação de Bairro
José Antônio Corrêa Lages – eleito para cadeira de Patrimônio Histórico e Cultural
Luciana Rodrigues e Leonardo Prizon – eleitos para cadeira de Associações Culturais
Maicon M. Moreira e Robson B. Silva – eleitos para cadeira de Hip Hop
Paulo César P. Oliveira e Roger Zanetti – eleitos para cadeira de Cultura Afro
Renata R. Oliveira e Renato F. de Carvalho – eleitos para cadeira de Movimentos Sociais
Isabella Pessotti e Renata Defina – eleitas para cadeira de Dança
Carlos A. Cordeiro de Sá Filho – eleito para a cadeira de Artes Plásticas
Jorge Nascimento – eleito para cadeira de Música
Luis A. Adelino e Ana Lúcia G. L. Silva – eleitos para cadeira de Capoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário