Local: Sede UGT
Proposta discutida em reunião e devidamente entregue à organização do Dança Ribeirão com cópia para a Secretária de Cultura de Ribeirão Preto, Adriana Silva.
Ribeirão Preto, 28 de
fevereiro de 2012.
Sugestões para o Festival DANÇA RIBEIRÃO 2012
As Sugestões a
seguir foram coletadas em reuniões presenciais com a classe da Dança,
representada no Conselho Municipal de Cultura, por Isabela Pessotti e Renata Defina.
Sugestões de Jurados,
Cursos e Cias.:
Jazz: Edson Santos – SP (jazz), Erika Novachi - Indaiatuba ( Galpão
1), Edy Wilson – SP (Raça), Leandro Peron (Indaiatuba – Cia da Erika), Alexandre
Montalvão (musical/São Paulo/SP).
Contemporâneo:
Jorge Garcia – SP (J Garcia), Sandro Borelli – SP (Borelli Cia. de Dança), Alex
Soares – SP (Mov’ola), Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex diretor do Ballet da
Cidade de São Paulo), Juliana
Terra (Rio de Janeiro/RJ),Rodrigo Melo (Curitiba/PR), Fernando Lee
(Omstrab - São Paulo/SP), Fernando Martins
(MG),
Camilo Chapela- (GO).
Idéia de Curso de Dança Contemporânea (com 2 dias de curso em sala
de aula, visando no terceiro dia: uma apresentação - Improvisação em trânsito
fora da sala de aula (na rua ou em alguma praça). Sugestão de nome: Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex diretor do
Ballet da Cidade de São Paulo), Fernando Martins-MG, Camilo Chapela- GO.
Debate: Edson
Fernandes (Ribeirão Preto – depoimento como bailarino ,
coreógrafo e diretor de cia.), Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex-diretor do Ballet da
Cidade de São Paulo), Sandro Borelli – SP (Borelli Cia. de Dança), Fernando
Machado (Assistente de Direção do Ballet da Cidade de São Paulo), Helena Katz (São Paulo/SP), Ângela Nolf (São
Paulo/SP), Alexandra
Silva (Orlândia).
Ballet Clássico: Aracy de Almeida – SP (Especial Academia de Dança), Neide
Rossi – SP, Ricardo Sheir – SP (Pavilhão D), Guivalde de Almeida – SP (Especial
Academia de Dança),João Vlamir (Municipal do Rio de Janeiro),Valeria Mattos
(São Paulo-SP),Iara Ludovico (Ballet de Taubaté/SP), Maysa Machado (Petrouscha
Ballet/ Rio de Janeiro), Sérgio Bruno (Pas de Deux/São Paulo), Felipe Chepkassoff (Campinas/SP), Jorge Penna- SP
Sapateado: Samuel Faez – Campinas (Banana Broadway), Léo Sandoval (RJ), Amalia Machado (RJ), Valéria Pinheiro
(CE-Fortaleza), Samanta Varella (São José dos Campos), Thiago Marcelino (RJ), Léo Sandoval (RJ), Amalia Machado
(RJ), Valéria Pinheiro (CE-Fortaleza), Flávia Costa – RJ, Charles Renato
(São José dos Campos).
Dança de Rua: Frank
Ejara – SP (Discípulos do Ritmo), Henrique Bianchini – SP (Casa da Dança),
Tatiana Sanchis - SP (Casa da Dança), Otávio Nassur – Curitiba (Heart
Company), André Pires – SP (Rock Master),
Ivo Alcântara – SP (Chemickal Funk), Márcio Alves, Fran
Manson (Bauru/SP), Ismael (São Paulo/SP) .
Dança de Salão: Jomar Mesquita (BH)
Dança Folclórica /
Étnicas: Antonio
Nóbrega (SP), Ivaldo Bertazzo (SP), Paula Azevedo (Criart/PE), João Roberto
Butoh (São Simão/SP), Adriano Amaral (Ballet de Taubaté/SP)
Cias de Abertura: Balé
da Cidade de São Paulo, Quasar Cia de Dança- GO, Espetáculo com
Christiane Matallo e Derico, Espetáculo com a Cia. Sonidos (sapateado –
Campinas), Banana Broadway, São Paulo Cia. de Dança, Mov’ola Plataforma
de Criação-SP, Discípulos do Ritmo, Chemickal Funk (SP), Cia. mimulus
(BH), Palácio Das Artes (Belo Horizonte/MG), Mario
Nascimento Cia de Dança- MG.
Sugestões Gerais
Sugestão 1: Articulação/Comunicação do Festival Dança Ribeirão com
outro festivais/eventos e escolas de dança do país para possíveis Premiações
através de Bolsas de Estudo. Sugestões:
- Festival Internacional de
Sapateado (Brasil Tap Festival – Paulínia, organizadora: Christiane Matallo)
- Festival Tap in Rio (RJ –
organizado por Steven Harper)
- Escola do Theatro Bolshoi (Joinville)
- Festival de Dança de Joinville
(bolsas para cursos e noites de espetáculos)
- Intensivão de Verão (Workshop
de dança de rua – Casa da Dança SP)
- Festival Internacional de Jazz
(Indaiatuba – organizado por Erika Novachi)
- Bolsas em Cursos de Verão
(Curso Russo e Cuballet em São Paulo)
- Curso no Raça (em janeiro)
- Curso de sapateado em Uberlândia
(organizado por Fernanda)
- Tap Week Brasil (SP-Gisela)
- Encontro dos Ritmos (São José
dos Campos - organizado por Samanta Varela e Marina Coura).
Além desses
festivais, conversar com os jurados já previstos, para articular cursos nas
respectivas Escolas/Cias. Os jurados são livres para escolher os bolsistas
dentro do festival. Os primeiros lugares ou “destaques” não serão necessariamente
os bolsistas. Os bolsistas podem ser qualquer dançarino que se apresentou no
Festival, cabendo aos jurados escolher o melhor perfil de cada curso.
Sugestão 2: Trazer docentes de Universidades de Dança para debates
e mostra de filmes linkando a produção científica da dança nacional e
internacionalmente (entrar em contato com docentes da Unicamp).
Sugestão 3: Batalha de Danças Urbanas (incluindo o sapateado),
Festa JAM de todas as áreas (com DJ, entrada gratuita, nos Studios Kaiser ou no
Galpão do SESC), Festa para os dançarinos no Goa Lounge.
Sugestão 4: Cursos com preços mais acessíveis; articulação do local
de alguns cursos em Escolas de Dança da cidade, que possuem ótima estrutura de
sala de aula. Pontos negativos: o equipamento de som do Pedro II não é adequado
(sempre temos problemas com o som, que para de funcionar), o curso de ballet
clássico é sempre lotado e a sala do Theatro não oferece número de barras
suficiente, o linóleo e a ventilação para cursos lotados são inadequados. E o
mais importante: o horário do curso oferecido não deveria coincidir com o horário
de marcação de palco. Sugestão: o curso poderia ocorrer em horário de almoço
dos técnicos do teatro.
Sugestão 5: Praça de
Alimentação: com comidas mais saudáveis,lanches naturais, “subway”, salgados
variados, sucos e vitaminas naturais e Lojas de Dança (com mais variedades de
marcas e produtos).
Sugestão 6: Melhorar a estrutura do saguão próximo aos camarins, para
que os bailarinos possam se aquecer. Sugestão: carpete fino ou linóleo, e
utilização do auditório Meira Júnior (palco e platéia) para ser a sala de
espera dos dois próximos grupos a se apresentarem.
Sugestão 7: O Centro Cultural Palace poderia oferecer uma sala de
espera espaçosa para os bailarinos, tanto de dia quanto de noite (antes da
entrada de dançar). Um monitor do Festival poderia cuidar dessa sala.
Sugestão 8: Na noite de gala, só os primeiros lugares dançam, e
recebem os troféus. A entrega dos troféus para os segundos e terceiros lugares
ocorreria na Noite seguinte, meia hora antes da abertura. Por exemplo, se a
Noite começa às 19h, a premiação poderia ocorrer às 18:30h.
Sugestão 9: Mesclar as modalidades, na medida do possível nas
Noites de Apresentação. Para o público, uma noite inteira de ballet clássico,
por exemplo, é cansativo. Sugestão: 2 dias seguidos para duas modalidades (um
dia: ballet clássico júnior e juvenil, jazz sênior e avançado, no outro dia:
ballet clássico sênior e avançado e jazz Junior e juvenil).
Sugestão 10: O fechamento de bateria é realizado pela Comissão. Os
jurados entregam as notas e a Comissão é responsável por apurar o resultado
durante as apresentações. Ou seja, a noite deveria ser mais contínua, sem
pausa, pois a apresentação deve ser agradável ao público, mesmo sendo um Festival
Competitivo.
Sugestão 11: Mostrar a seletiva do festival pela Livestreaming –
canal da internet que transmite ao vivo, se for filmado na íntegra. Sugestão de
Cobertura: TV Fuligem (Coletivo Fuligem). Para o ano que vem: seletiva on line
– jurados assistem por links de youtube e escrevem um parecer curto sobre cada
obra. Assim, temos economia de transporte, alimentação, etc. Assim, os jurados
serão capazes de analisar a obra completa, cada um na sua modalidade.
Sugestão 12: Melhorar as condições de iluminação nas noites de
apresentação do festival, havendo uma iluminação básica com maiores recursos do
teatro. Podemos enviar um mapa de luz como modelo.
Sugestão 13: Mudança de nome dos prêmios destaque: Bailarino
Destaque, Bailarina destaque, Grupo Destaque, Coreógrafo Destaque, Coreografia
Destaque.
Sugestão 14: Como forma de divulgar o Dança Ribeirão e formar
público, as Cias. locais poderiam circular em locais públicos (Praças, Parques,
etc) uma ou duas semanas anteriores ao Festival (preferencialmente aos finais
de semana). Em cada local de apresentação, poderia ter um banner do evento,
cartaz/panfletos e divulgação oral do evento. Sugestões de Cias. locais profissionais: Crazy
Jam (dança de rua), Cia. Pé na Tábua, Ribeirão Preto Cia. de Dança, FNAC, Elydio
e Marisol Gallo.
Sugestão 15: Como a semana que antecede o Festival é a Feira do
Livro da Cidade, poderíamos também divulgar o Dança Ribeirão dentro da própria
Feira, por meio de algumas apresentações de Cias. Locais.
Sugestão 16: Flash Mob na Feira do Livro. Projeto já encaminhado
para a Fundação Feira do Livro.
Sugestão 17: Flash Mob criado na Semana do Dança Ribeirão. Um ou
dois coreógrafos poderiam criar e ensaiar esse flash mob nos Studios Kaiser de
cinema, para ser apresentado em frente ao Pedro II no último dia do Festival.
Sugestão 18: Entrada Franca das Noites de Apresentação para
bailarinos com crachá, que já pagaram inscrição e cursos durante o evento.
Atenciosamente,
Isabella
Pessotti (Representante Titular) e Renata Defina (Suplente) da cadeira da Dança
no Conselho Municipal de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário