I MuDança Reunião - 28/02/2012

Local: Sede UGT

Proposta discutida em reunião e devidamente entregue à organização do Dança Ribeirão com cópia para a Secretária de Cultura de Ribeirão Preto, Adriana Silva.

Ribeirão Preto, 28 de fevereiro de 2012.

Sugestões para o Festival DANÇA RIBEIRÃO 2012

As Sugestões a seguir foram coletadas em reuniões presenciais com a classe da Dança, representada no Conselho Municipal de Cultura, por Isabela Pessotti e Renata Defina.

Sugestões de Jurados, Cursos e Cias.:
Jazz: Edson Santos – SP (jazz), Erika Novachi - Indaiatuba ( Galpão 1), Edy Wilson – SP (Raça), Leandro Peron (Indaiatuba – Cia da Erika), Alexandre Montalvão (musical/São Paulo/SP).
Contemporâneo: Jorge Garcia – SP (J Garcia), Sandro Borelli – SP (Borelli Cia. de Dança), Alex Soares – SP (Mov’ola), Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex diretor do Ballet da Cidade de São Paulo), Juliana Terra (Rio de Janeiro/RJ),Rodrigo Melo (Curitiba/PR), Fernando Lee (Omstrab  - São Paulo/SP), Fernando Martins (MG), Camilo Chapela- (GO).
Idéia de Curso de Dança Contemporânea (com 2 dias de curso em sala de aula, visando no terceiro dia: uma apresentação - Improvisação em trânsito fora da sala de aula (na rua ou em alguma praça). Sugestão de nome:   Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex diretor do Ballet da Cidade de São Paulo), Fernando Martins-MG, Camilo Chapela- GO.
Debate: Edson Fernandes (Ribeirão Preto – depoimento como bailarino , coreógrafo e diretor de cia.), Luiz Fernando Bongiovani – SP (Ex-diretor do Ballet da Cidade de São Paulo), Sandro Borelli – SP (Borelli Cia. de Dança), Fernando Machado (Assistente de Direção do Ballet da Cidade de São Paulo),  Helena Katz (São Paulo/SP), Ângela Nolf (São Paulo/SP), Alexandra Silva (Orlândia).
Ballet Clássico: Aracy de Almeida – SP (Especial Academia de Dança), Neide Rossi – SP, Ricardo Sheir – SP (Pavilhão D), Guivalde de Almeida – SP (Especial Academia de Dança),João Vlamir (Municipal do Rio de Janeiro),Valeria Mattos (São Paulo-SP),Iara Ludovico (Ballet de Taubaté/SP), Maysa Machado (Petrouscha Ballet/ Rio de Janeiro), Sérgio Bruno (Pas de Deux/São Paulo), Felipe Chepkassoff (Campinas/SP), Jorge Penna- SP
Sapateado: Samuel Faez – Campinas (Banana Broadway), Léo Sandoval (RJ), Amalia Machado (RJ), Valéria Pinheiro (CE-Fortaleza), Samanta Varella (São José dos Campos), Thiago Marcelino (RJ), Léo Sandoval (RJ), Amalia Machado (RJ), Valéria Pinheiro (CE-Fortaleza), Flávia Costa – RJ, Charles Renato (São José dos Campos).
Dança de Rua: Frank Ejara – SP (Discípulos do Ritmo), Henrique Bianchini – SP (Casa da Dança), Tatiana Sanchis - SP (Casa da Dança), Otávio Nassur – Curitiba (Heart Company),  André Pires – SP (Rock Master), Ivo Alcântara – SP (Chemickal Funk), Márcio Alves, Fran Manson (Bauru/SP), Ismael (São Paulo/SP) .
Dança de Salão: Jomar Mesquita (BH)
Dança Folclórica / Étnicas: Antonio Nóbrega (SP), Ivaldo Bertazzo (SP), Paula Azevedo (Criart/PE), João Roberto Butoh (São Simão/SP), Adriano Amaral (Ballet de Taubaté/SP)
Cias de Abertura: Balé da Cidade de São Paulo, Quasar Cia de Dança- GO, Espetáculo com Christiane Matallo e Derico, Espetáculo com a Cia. Sonidos (sapateado – Campinas), Banana Broadway, São Paulo Cia. de Dança, Mov’ola Plataforma de Criação-SP, Discípulos do Ritmo, Chemickal Funk (SP), Cia. mimulus (BH), Palácio Das Artes (Belo Horizonte/MG), Mario Nascimento Cia de Dança- MG.

Sugestões Gerais

Sugestão 1: Articulação/Comunicação do Festival Dança Ribeirão com outro festivais/eventos e escolas de dança do país para possíveis Premiações através de Bolsas de Estudo. Sugestões:
- Festival Internacional de Sapateado (Brasil Tap Festival – Paulínia, organizadora: Christiane Matallo)
- Festival Tap in Rio (RJ – organizado por Steven Harper)
- Escola do Theatro Bolshoi (Joinville)
- Festival de Dança de Joinville (bolsas para cursos e noites de espetáculos)
- Intensivão de Verão (Workshop de dança de rua – Casa da Dança SP)
- Festival Internacional de Jazz (Indaiatuba – organizado por Erika Novachi)
- Bolsas em Cursos de Verão (Curso Russo e Cuballet em São Paulo)
- Curso no Raça (em janeiro)
- Curso de sapateado em Uberlândia (organizado por Fernanda)
- Tap Week Brasil (SP-Gisela)
- Encontro dos Ritmos (São José dos Campos - organizado por Samanta Varela e Marina Coura).
Além desses festivais, conversar com os jurados já previstos, para articular cursos nas respectivas Escolas/Cias. Os jurados são livres para escolher os bolsistas dentro do festival. Os primeiros lugares ou “destaques” não serão necessariamente os bolsistas. Os bolsistas podem ser qualquer dançarino que se apresentou no Festival, cabendo aos jurados escolher o melhor perfil de cada curso.

Sugestão 2: Trazer docentes de Universidades de Dança para debates e mostra de filmes linkando a produção científica da dança nacional e internacionalmente (entrar em contato com docentes da Unicamp).

Sugestão 3: Batalha de Danças Urbanas (incluindo o sapateado), Festa JAM de todas as áreas (com DJ, entrada gratuita, nos Studios Kaiser ou no Galpão do SESC), Festa para os dançarinos no Goa Lounge.

Sugestão 4: Cursos com preços mais acessíveis; articulação do local de alguns cursos em Escolas de Dança da cidade, que possuem ótima estrutura de sala de aula. Pontos negativos: o equipamento de som do Pedro II não é adequado (sempre temos problemas com o som, que para de funcionar), o curso de ballet clássico é sempre lotado e a sala do Theatro não oferece número de barras suficiente, o linóleo e a ventilação para cursos lotados são inadequados. E o mais importante: o horário do curso oferecido não deveria coincidir com o horário de marcação de palco. Sugestão: o curso poderia ocorrer em horário de almoço dos técnicos do teatro.

Sugestão 5:  Praça de Alimentação: com comidas mais saudáveis,lanches naturais, “subway”, salgados variados, sucos e vitaminas naturais e Lojas de Dança (com mais variedades de marcas e produtos).

Sugestão 6: Melhorar a estrutura do saguão próximo aos camarins, para que os bailarinos possam se aquecer. Sugestão: carpete fino ou linóleo, e utilização do auditório Meira Júnior (palco e platéia) para ser a sala de espera dos dois próximos grupos a se apresentarem.

Sugestão 7: O Centro Cultural Palace poderia oferecer uma sala de espera espaçosa para os bailarinos, tanto de dia quanto de noite (antes da entrada de dançar). Um monitor do Festival poderia cuidar dessa sala.

Sugestão 8: Na noite de gala, só os primeiros lugares dançam, e recebem os troféus. A entrega dos troféus para os segundos e terceiros lugares ocorreria na Noite seguinte, meia hora antes da abertura. Por exemplo, se a Noite começa às 19h, a premiação poderia ocorrer às 18:30h.

Sugestão 9: Mesclar as modalidades, na medida do possível nas Noites de Apresentação. Para o público, uma noite inteira de ballet clássico, por exemplo, é cansativo. Sugestão: 2 dias seguidos para duas modalidades (um dia: ballet clássico júnior e juvenil, jazz sênior e avançado, no outro dia: ballet clássico sênior e avançado e jazz Junior e juvenil). 

Sugestão 10: O fechamento de bateria é realizado pela Comissão. Os jurados entregam as notas e a Comissão é responsável por apurar o resultado durante as apresentações. Ou seja, a noite deveria ser mais contínua, sem pausa, pois a apresentação deve ser agradável ao público, mesmo sendo um Festival Competitivo.

Sugestão 11: Mostrar a seletiva do festival pela Livestreaming – canal da internet que transmite ao vivo, se for filmado na íntegra. Sugestão de Cobertura: TV Fuligem (Coletivo Fuligem). Para o ano que vem: seletiva on line – jurados assistem por links de youtube e escrevem um parecer curto sobre cada obra. Assim, temos economia de transporte, alimentação, etc. Assim, os jurados serão capazes de analisar a obra completa, cada um na sua modalidade.

Sugestão 12: Melhorar as condições de iluminação nas noites de apresentação do festival, havendo uma iluminação básica com maiores recursos do teatro. Podemos enviar um mapa de luz como modelo.

Sugestão 13: Mudança de nome dos prêmios destaque: Bailarino Destaque, Bailarina destaque, Grupo Destaque, Coreógrafo Destaque, Coreografia Destaque.

Sugestão 14: Como forma de divulgar o Dança Ribeirão e formar público, as Cias. locais poderiam circular em locais públicos (Praças, Parques, etc) uma ou duas semanas anteriores ao Festival (preferencialmente aos finais de semana). Em cada local de apresentação, poderia ter um banner do evento, cartaz/panfletos e divulgação oral do evento.  Sugestões de Cias. locais profissionais: Crazy Jam (dança de rua), Cia. Pé na Tábua, Ribeirão Preto Cia. de Dança, FNAC, Elydio e Marisol Gallo.

Sugestão 15: Como a semana que antecede o Festival é a Feira do Livro da Cidade, poderíamos também divulgar o Dança Ribeirão dentro da própria Feira, por meio de algumas apresentações de Cias. Locais.

Sugestão 16: Flash Mob na Feira do Livro. Projeto já encaminhado para a Fundação Feira do Livro.

Sugestão 17: Flash Mob criado na Semana do Dança Ribeirão. Um ou dois coreógrafos poderiam criar e ensaiar esse flash mob nos Studios Kaiser de cinema, para ser apresentado em frente ao Pedro II no último dia do Festival.

Sugestão 18: Entrada Franca das Noites de Apresentação para bailarinos com crachá, que já pagaram inscrição e cursos durante o evento.

Atenciosamente,

Isabella Pessotti (Representante Titular) e Renata Defina (Suplente) da cadeira da Dança no Conselho Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário