Ribeirão Preto,
28 de maio de 2012.
A/C:
Organização do Festival Competitivo Dança Ribeirão
Primeiramente, reconhecemos o
empenho da comissão de organização do Festival Dança Ribeirão em atender nossas
reivindicações para melhorias no evento, desde o inicio do ano até agora.
Muitas mudanças dentro do
festival já foram alcançadas, mas é necessário reforçar a necessidade de um
item que não foi tratado com a devida importância e “prioridade” dentro do
Festival.
O Theatro Pedro II não possui boa
acústica para percussão devido à distância/altura do palco ao teto, e também ao
tipo de madeira com espaçamento entre tábuas.
Há cinco anos atrás foi feito um
abaixo-assinado sobre os microfones de sapateado e foi entregue à organização
do evento. Como solução, nos últimos quatro anos, o festival tem locado
microfones que não são adequados à captação do chão, são microfones pra voz,
voltados para o chão, o que oferece pouca ou quase nada resolução do problema.
Uma vez que o Festival se propõe
a abrigar a modalidade sapateado, a classe entende que o festival proverá condições para o desempenho dessa modalidade. Da mesma
forma que provê ao ballet clássico condições necessárias como o uso do linóleo,
a classe compreende que para o bom desempenho da modalidade sapateado é
necessário que se crie condições que viabilizem uma boa apresentação e
avaliação.
Durante uma mesa temática do
Festival em 2008, Steven Harper e Adriana Salomão (RJ) - profissionais
renomados na área, incentivaram sapateadores a comprar os microfones e a locar
para o evento para aos poucos pagar esse investimento alto. Disseram que era um
absurdo uma cidade com tamanha demanda de sapateadores ainda não ter lutado
pela qualidade da noite de sapateado e da avaliação, pois ouvir o som produzido
é essencial para a avaliação.
Tanta mudança positiva e
tecnológica tem sido pensada e realizada pela Comissão de Organização para o
festival desse ano. Oferecer a noite de sapateado sem acústica adequada seria
um grande ponto negativo para o festival e um grande ponto de insatisfação para
os grupos de sapateado que passam meses aprimorando a sincronia rítmica.
Sugerimos
como aluguel: 4 microfones de captação de superfície (chão). Ex: microfone PZM,
unidirecional. *Não estamos reivindicando que o evento alugue os microfones da
Cia. Pé na Tábua, ou de nenhum outro sapateador envolvido nesta carta. Pode ser
de qualquer outra empresa que ofereça o menor preço, e desde que não sejam
microfones de voz.
Participaram da criação deste
documento, os seguintes sapateadores e coreógrafos: Joyce Camassutti (Espaço
Ophelia Camassutti), Larissa Bertolais (Studium Carla Petroni), Gisele Silva
(Espaço Dania Amaral), Ticiana Junqueira (Studio de Dança Luciana Junqueira),
Renata Defina (Balé Vanessa Tremeschin e Adriana Paula Balé), Daniela Audino
(Adriana Paula Balé), Francine Lamas (Balé Flavia Junqueira) e Juliana Garcia
(Studio de Sapateado Juliana Garcia). Christiane Matallo, jurada do Festival em
2012 também apóia o conteúdo desta carta.
Atenciosamente,
Isabella
Pessotti e Renata Defina
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