quinta-feira, 31 de maio de 2012

CARTA AO DANÇA RIBEIRÃO - MICROFONES!


Ribeirão Preto, 28 de maio de 2012.

A/C: Organização do Festival Competitivo Dança Ribeirão

Primeiramente, reconhecemos o empenho da comissão de organização do Festival Dança Ribeirão em atender nossas reivindicações para melhorias no evento, desde o inicio do ano até agora.
Muitas mudanças dentro do festival já foram alcançadas, mas é necessário reforçar a necessidade de um item que não foi tratado com a devida importância e “prioridade” dentro do Festival.
O Theatro Pedro II não possui boa acústica para percussão devido à distância/altura do palco ao teto, e também ao tipo de madeira com espaçamento entre tábuas.
Há cinco anos atrás foi feito um abaixo-assinado sobre os microfones de sapateado e foi entregue à organização do evento. Como solução, nos últimos quatro anos, o festival tem locado microfones que não são adequados à captação do chão, são microfones pra voz, voltados para o chão, o que oferece pouca ou quase nada resolução do problema.
Uma vez que o Festival se propõe a abrigar a modalidade sapateado, a classe entende que o festival proverá condições para o desempenho dessa modalidade. Da mesma forma que provê ao ballet clássico condições necessárias como o uso do linóleo, a classe compreende que para o bom desempenho da modalidade sapateado é necessário que se crie condições que viabilizem uma boa apresentação e avaliação.
Durante uma mesa temática do Festival em 2008, Steven Harper e Adriana Salomão (RJ) - profissionais renomados na área, incentivaram sapateadores a comprar os microfones e a locar para o evento para aos poucos pagar esse investimento alto. Disseram que era um absurdo uma cidade com tamanha demanda de sapateadores ainda não ter lutado pela qualidade da noite de sapateado e da avaliação, pois ouvir o som produzido é essencial para a avaliação.
Tanta mudança positiva e tecnológica tem sido pensada e realizada pela Comissão de Organização para o festival desse ano. Oferecer a noite de sapateado sem acústica adequada seria um grande ponto negativo para o festival e um grande ponto de insatisfação para os grupos de sapateado que passam meses aprimorando a sincronia rítmica.
Sugerimos como aluguel: 4 microfones de captação de superfície (chão). Ex: microfone PZM, unidirecional. *Não estamos reivindicando que o evento alugue os microfones da Cia. Pé na Tábua, ou de nenhum outro sapateador envolvido nesta carta. Pode ser de qualquer outra empresa que ofereça o menor preço, e desde que não sejam microfones de voz.
            Participaram da criação deste documento, os seguintes sapateadores e coreógrafos: Joyce Camassutti (Espaço Ophelia Camassutti), Larissa Bertolais (Studium Carla Petroni), Gisele Silva (Espaço Dania Amaral), Ticiana Junqueira (Studio de Dança Luciana Junqueira), Renata Defina (Balé Vanessa Tremeschin e Adriana Paula Balé), Daniela Audino (Adriana Paula Balé), Francine Lamas (Balé Flavia Junqueira) e Juliana Garcia (Studio de Sapateado Juliana Garcia). Christiane Matallo, jurada do Festival em 2012 também apóia o conteúdo desta carta.
Atenciosamente,
Isabella Pessotti e Renata Defina

Nenhum comentário:

Postar um comentário