quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Carta MuDança ao novo Secretário da Cultura RP


Para ciência de todos, segue abaixo a carta que será entregue hoje ao novo Secretário da Cultura de Ribeirão Preto em reunião com o Movimento de Cultura da cidade.

Comentários, dúvidas e sugestões escrevam: mudancaribeirao@hotmail.com

...


Ilustríssimo Secretário Municipal da Cultura Senhor Alessandro Firmino da Silva:

O movimento de pensantes na formação, fomento, difusão e integração da dança na cidade de Ribeirão Preto - MuDança Ribeirão - vem, por meio deste documento, pedir apoio e ciência desta Secretaria aos seguintes interesses da classe de bailarinos da cidade:

- A Classe da Dança solicita que a Secretaria disponibilize um profissional da área para integrar a banca examinadora do Edital de Ocupação do Teatro Municipal, bem como flexibilize as datas disponíveis após a divulgação oficial do resultado do edital.
- A classe solicita também que a Secretaria forneça infra-estrutura mínima necessária para apresentação dentro do Teatro Municipal. Atualmente, o edital de seleção requer que os grupos aprovados providenciem sua própria montagem de palco (cenário e iluminação, por exemplo), colocando em risco de acidentes pessoas que não conhecem bem a estrutura física do teatro. Desta forma, técnicos de iluminação responsáveis pela montagem e conservação do material permanente do teatro são imprescindíveis. Técnicos particulares de cada grupo/cia. podem ser contratados para operar o espetáculo, mas isso não exclui a responsabilidade do técnico da casa na montagem. O que tem ocorrido e que é inaceitável é que as Cias. contratam os técnicos da casa como técnicos particulares, remunerando-os informalmente para que realizem suas devidas funções.
- O MuDança propõe e pede apoio ao Festival de Solos, Duetos e Trios de dança: iniciativa do Coletivo, organizada por uma Comissão de Trabalho, que pretende valorizar o trabalho do bailarino e do coreógrafo independente.
- Festival com as Cias. Profissionais de Dança da cidade: iniciativa que tem o intuito de valorizar e difundir as Companhias locais, experimentais e profissionais.
- Em julho de 2012, a classe de bailarinos decidiu, por meio de votação, que em 2013 o Festival Dança Ribeirão será uma Mostra Avaliada e não um Festival Competitivo, redefinindo os objetivos pedagógicos e artísticos do evento.
- A classe de bailarinos deseja participar ativamente da construção do regulamento e das decisões artísticas do Festival Dança Ribeirão, por meio de uma Comissão Artística formada por membros do Coletivo MuDança. Essa construção teve início em 2012 com membros do Coletivo e a profissional Chris Carolo (da sec. da cultura).
- Inclusão da Dança na Feira do Livro, no Aniversário da Cidade e em outros eventos do calendário anual da cidade, pois atualmente a dança se encontra centralizada em um único evento – o Festival Dança Ribeirão. O Coletivo pretende dialogar com os Institutos e Comissões responsáveis pelos eventos do calendário anual.
- Circulação de espetáculos promovidos entre Secretarias de Cultura (SEC - Secretaria de Estado da Cultura e SMC - Secretaria Municipal da Cultura) ou através de PROACs de circulação, pois atualmente a cidade recebe espetáculos de dança apenas via produtores independentes. A Classe compreende a necessidade de indicar Companhias, profissionais e espetáculos, com a finalidade de garantir a qualidade artística das apresentações e o acesso popular.
- O Coletivo compreende a importância de se pesquisar a História da Dança na cidade, cujo conteúdo resultaria na publicação do Livro sobre a Dança em Ribeirão Preto, assim como foram feitos exemplares de diversas áreas da cultura local. A sistematização da pesquisa e a
Comissão responsável pela mesma permanece em debate no Coletivo. O intuito dessa iniciativa é garantir a preservação da Dança na cidade de Ribeirão Preto como patrimônio cultural, a título de informação e pesquisa para a posteridade.
- Incentivo maior à dança no PIC – Programa de Incentivo Cultural – dos próximos anos, para que tenhamos mais vagas destinadas à dança.
- Exigir um profissional da dança para integrar a banca avaliadora do PIC. A Classe entende que, além da apreciação de excelência artística e contrapartida social, os projetos artísticos devem ser avaliados não apenas por gestores culturais, mas por profissionais da área, familiarizados com a linguagem e características dos trabalhos inscritos. Compreendemos ainda, que a arte em si já deve ser vista como uma contribuição social grandiosa à produção de cultura.

O movimento MuDança Ribeirão se consolidou por meio de reuniões presenciais com a classe mensalmente, reuniões de diversos grupos de trabalho (que se reúnem separadamente e compartilham as informações na reunião geral do MuDança), divulgação das atas, pautas e eventos relacionados no mailing, no blog: mudancaribeirão.blogspot.com e na página MuDança Ribeirão no facebook. O MuDança tece rede com outros coletivos e movimentos de Dança e outras áreas artísticas, trabalhando em conjunto com Coletivos da cidade e da capital.

Devido ao empenho e trabalho deste coletivo, pedimos formalmente o apoio e ciência desta Secretaria a fim de que no presente governo, nossas conquistas e demandas sejam respeitadas e nossa comunicação “MuDança Ribeirão - Secretaria Municipal de Cultura” permaneça, edificando um apoio mútuo entre sociedade civil organizada e poder público.

Portanto, o maior objetivo deste Movimento é a difusão e fomento da dança durante o ano todo, fazendo parte de todas as atividades do calendário de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, incentivando a produção local, a circulação de espetáculos de excelência, dentre outras demandas.

Por ser verdade, firmamos o presente. Ribeirão Preto, 17 de janeiro de 2013.

Isabella Pessotti (Titular da Cadeira de Dança do Conselho Municipal de Cultura)
Renata Defina (Suplente da Cadeira de Dança do Conselho Municipal de Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário