quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nota de Esclarecimento sobre a participação do MuDança no Dança Ribeirão 2013


Olá Pessoal!

Desde o começo da nossa aproximação, tentando unir a classe de dançarinos de Ribeirão, a Secretaria de Cultura se mostrou aberta e receptiva às nossas ideias e à todas as sugestões de melhorias.

Nos primeiros dias do Festival Dança Ribeirão 2013, fui questionada sobre crachás, preços de inscrições etc. Depois que escutei a locução com calma e vi na revista que nosso nome saiu como realizador, entendi melhor o porque de tantas perguntas à mim.

Aproveitamos este Espaço de MuDança para esclarecer o papel do muDança no Dança Ribeirão, evitando assim futuras confusões:

- Em reunião com a CLASSE DE DANÇARINOS, optamos por trocar o carácter Competitivo do evento por Mostra Avaliada em 2013;

- Houve uma comissão de aproximação com o Dança Ribeirão, que dedicou seu tempo para melhorar o formato do regulamento do festival, formada por Isabella Pessotti, Luiz Oliveira, Dania Amaral e Carla Petroni (desculpem-me se esqueci de alguém);

- Inúmeras vezes eu e Isabella Pessoti nos reunimos com a secretaria de cultura este ano para levar as sugestões de jurados e espetáculos para as noites de aberturas de todas as modalidades que a classe indicou em reunião, inclusive ajudamos fazendo o primeiro contato via facebook ou email com estes profissionais. Este é o primeiro ano em que nossas indicações de jurados foram SEGUIDAS, vale ressaltar. Nomes de peso estão presentes esse ano tanto para julgar como para se apresentar: Érika Ikuno e Daniel Valim, Charles Renato, Ivo Alcântara, Érika Novachi e Galpão 1, Ricardo Scheir e Valéria Mattos, Luiz Fernando Bongiovanni, São Paulo Cia. de Dança (encerramento do festival). O evento não conta com verba suficientemente coerente com um festival grande. Mas sabemos que Chris Carolo, profissional da Secretaria de Cultura, sempre aberta a ouvir a demanda da classe de dançarinos, trabalhou muito e fez o possível para conseguir trazer nossas sugestões de jurados e aberturas;

- Sugerimos que cada jurado contratado oferecesse uma bolsa de estudos em festivais ou curso de férias para um dançarino escolhido durante coreografia ou curso. Estamos aguardando para ver se deu certo;


- A seletiva pelo youtube (feita pela primeira vez neste ano) foi sugestão do muDança, assim como o retorno por e-mail sobre o motivo pelo qual as coreografias não foram aprovadas;


- O fato de os coreógrafos não serem citados a cada apresentação NÃO foi sugestão do muDança;


- O muDança não propôs as taxas de inscrição (de bailarino, de camareiro, de coreógrafo, ou qualquer outra taxa) muito menos propôs a forma de conferência de crachás e nomes de bailarinos nos ensaios e apresentações. Isso foi papel da realização e organização do evento.


- Neste ano, o crachá garantiu livre entrada do bailarino nas apresentações. Essa foi uma conquista do muDança e do seu diálogo com a secretaria de cultura.


- É pretensão do muDança fazer com que o dançarino não pague inscrições. Mas para isso, o evento precisa ter mais recursos financeiros e nossa voz precisa ser mais forte e respeitada.

- Outras melhorias conquistadas:


  • transmissão on line Ao vivo do evento
  •  telão para os bailarinos assistirem à apresentação
  •  telão para os diretores assistirem as coreografias em uma sala de espera próxima à cabine técnica
  • auditório Meira Júnior para aquecimento dos bailarinos, as considerações dos jurados sobre cada coreografia em áudio 
  •  Revista com a ordem das apresentações de todas as noites do evento.
O MuDança valoriza todas essas melhorias acima, realizadas pela Secretaria de Cultura. No ano passado, não havia nem mesmo a ordem das apresentações impressa para o público. Vale ressaltar aqui, a dedicação e empenho de Chris Carolo para que esta Revista da Dança Ribeirão fosse concretizada, bem como as outras melhorias citadas acima.

- O MuDança colocou voluntários à disposição para auxiliar em tarefas simples (como pegar ingressos durante apresentações, evitar que o público consumisse alimentos ou bebidas na plateia, zelar pelo Theatro etc). Toda a ajuda do mudança foi VOLUNTÁRIA e sem pretensões de ser "realizador" do evento. A pretensão era sim, melhorar o evento.

- Sim, o evento tem falhas e méritos e estaremos dispostos a conversar sobre isso assim que o evento terminar e então seremos capazes de expor e dialogar com a secretaria novamente.
 
O conceito de "realização de um evento" ou "apoio à um evento" pode trazer diferentes interpretações. 


Aos integrantes e simpatizantes do mudança é importante esclarecer sua participação de forma justa: são responsáveis pela concepção do novo formato "Mostra Avaliada", com sugestões de diversas melhorias ao evento, muitas já concretizadas. O mudança não é realizador do festival Dança Ribeirão, pois entendemos que realizador é aquele que sabe e cuida de TODOS os detalhes que envolvem um evento. Isso já foi exposto à organização do Festival, que irá mudar a locução a partir da noite de hoje (quarta-feira, dia 26 de junho).
 

Para àqueles dispostos a ajudar e somar ideias e soluções, sugiro que participem das próximas reuniões do muDança. A próxima reunião será no dia 4 de julho, quinta-feira, às 20:30h na FINAC (Estúdios Kaiser de Cinema). Nesta reunião, Chris Carolo, responsável pela organização do evento, estará presente e poderá ouvir os pontos positivos e negativos de 2013, bem como sugestões para 2014.

Agradeço em especial às pessoas que mais se envolveram em todo esse processo de tentar fazer alguma coisa ao invés de só reclamar.

Vale lembrar que o Dança Ribeirão é apenas uma das vertentes dos vários assuntos e problemáticas que discutimos e traçamos ações para melhorar no cenário da Dança em Ribeirão.

Beijos,
ReDefina

P.S. O muDança será realizador da Mostra de Dança 1, 2, 3 (solos, duos e trios) que acontecerá no mês de agosto no Teatro Santarosa. O regulamento desta mostra está disponível em: http://danca123.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário